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A dobradinha da Ferrari, os problemas nos carros de Senna e Di Grassi e o terceiro lugar inesperado de Hamilton são os destaques do GP de Bahrein

14 mar
Ferrari começa o ano bem, diferentemente do ano passado; Senna e Di Grassi apresentam problemas no carro e abandonam a corrida.
CHUTE A GOOL
Vinícius Cordeiro

Começo de ano para a Fórmula 1. Novas regras, novas equipes, novos competidores… é, parece que vai demorar um pouco para todo mundo se acostumar com tanta novidade.

Quem começou bem ontem e continuou bem hoje foi Vettel, que conquistou a pole no treino classificatório e se manteve em primeiro lugar por boa parte da corrida.

E o começo da prova foi um tanto que conturbado. Todo mundo, como sempre, buscando posições melhores, todos ao mesmo tempo, em um curto espaço. Não tem como não dar confusão.

Começo de corrida conturbado

Marx Webber acabou perdendo rendimento logo na largada por um vazamento de óleo, que causou muita fumaça. Ele, que largou em sexto, desceu para oitavo.

E Massa, que largou em segundo, acabou perdendo posição para seu companheiro de equipe Fernando Alonso, que se manteve na sua frente por toda a prova.

Primeiro GP do ano, com todas aquelas novidades, obviamente traria certo desconforto a todos. E como esperado, a troca de pneus virou um pesadelo. Foi a temível parada que decidiu posições lá atrás. Teve gente que fez 9 segundos, uma eternidade, e teve a maioria, que estava fazendo por aproximadamente uns 4 segundos. A Ferrari já disse que, ao longo do ano, vai conseguir fazer a troca de pneus em apenas 2 segundos.

Sem abastecimento, a briga por posições teve que ser na pista mesmo. Todos começaram com tanque cheio, e tinham que se controlar para que o combustível aguentasse até a ultima volta.

As equipes estreiantes não se deram muito bem. O carro de Bruno Senna sofreu com o calor, e o piloto teve que abandonar a corrida na volta 19.

– A gente ainda tem muito a aprender. Graças a Deus o carro estava funcionando bem, até acontecer o problema, que é normal em uma dia de calor com o esse. A corrida estava um pouco chata, já que eu estava sozinho na pista, mas vamos ver na próxima – comenta Bruno em entrevista a Rede Globo.


Bruno Senna abandona a corrida por prováveis problemas hidráulicos.

Lucas Di Grassi também teve que abandonar a prova, e falou sobre o problema no carro e sobre seu desempenho.

– O carro teve provavelmente um problema hidráulico, e até minha última volta ele não estava se comportando direito. É uma pena, pois já estavamos bem perto do Glock, então tem que trabalhar pra ver se a gente consegue consertar isso de uma vez por todas. Foi um bom começo de corrida, acho que pulei do 22º para o 18º, pena que aconteceu esse problema.

Já lá na frente, as posições se mantinham as mesmas. As diferenças eram apenas no desempenho de cada um em determinados trechos da pista. Felipe Massa, então terceiro, fazia o melhor tempo na primeira parte do circuito, enquanto Alonso era mais rápido na segunda parte e Vettel dominana o terceiro trecho.

O legal desse novo esquema da F-1 é que ao passar da corrida os carros vão ficando mais leves e mais rápidos. Ou seja, as ultrapassagens acabam acontecendo mais para o final. A única coisa ruim é que os pilotos tem que tomar cuidado para manter seus pneus até o fim da corrida com apenas uma troca.

Para se ter uma noção de quantos carros tiveram que abandonar a prova, já na 33º volta haviam apenas 17 carros correndo. Logo, se no começo eles totalizam 24, houve uma perda de 7 carros.

No fim, aproximadamente pela volta 34, Vettel, que dominava a prova incontestavelmente, começou a perder potência. Alonso, que até então estava em segundo, não deu mole e partiu para cima. Com isso, Massa também não bobeou e aproveitou o momento ruim de Sebastian Vettel e também o ultrapassou. Então ficaram Fernando Alonso em primeiro e Massa em segundo. Lewis Hamilton, que nem esperava ter uma boa performance nesse domingo, conquistou o terceiro lugar. E o carro de Vettel continuava com problemas, aparentemente mecânicos.

E Schumacher? Onde estava ele nessa primeira corrida? Chegou a hora de falar desse moço. Bom, treino é treino e corrida é corrida. Michael Schumacher, que tinha começado em oitavo, subiu para sexto e quase entra no G-4. Ele, que percebeu que Vettel não estava segurando suas posições, se animou com o comentário do engenheiro da Mercedes que disse mais ou menos “Parte pra cima que você ainda consegue pegar o Vettel”. Mas não deu pra ele. Schumi terminou a corrida em sexto mesmo.

Voltando à Ferrari, Massa em segundo já pensavam em passar Alonso e garantir o caneco de campeão dessa prova. Mas o brasileiro foi barrado pelo seu engenheiro que disse mais ou menos “Coloca o pé no freio… não pense só nesse corrida, pense também na próxima”, para que Felipe poupasse seu motor para o próximo GP. Ele teve que acatar, mas bem que ele podia nem ter conseguido terminar a prova. Havia uma suspeita de que seu carro tinha adquirido um dano após uma derrapada. Porém, nada aconteceu.

O motor de Massa e de Alonso, a propósito, deve de ser trocado. A equipe italiana encontrou falhas no motor de Felipe e, por precaução, o trocou antes da largada. Nada de problemas graves, informou a Ferrari, mas consideraram como “parâmetro anormal”.

Fim de papo, bandeirada branca e preta, quem conquista o primeiro GP do ano é Fernando Alonso (25 pts), seguido por Felipe Massa (18 pts) e Lewis Hamilton (15 pts). Logo que Vettel passou a bandeirada, já parou o carro, não dava mais… o alemão terminou em 4º. O brasileiro Rubens Barrichelo terminou em 10º e garantiu seu 1 pontinho.

Veja a tabela de classificação no GloboEsporte.com (clique aqui).
Imagens – GloboEsporte.com

 
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Publicado por em 14/03/2010 em Esporte, F-1

 

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