RSS

5º Jogos Mundiais Militares no Rio de Janeiro acontecem ano que vem

18 jul

E faltam apenas 362 dias para o início dos Jogos; Rio quer competição em nível Olímpico.

CHUTE A GOOL
Vinícius Cordeiro

Para aqueles que não sabiam, chegou a hora de ficar sabendo. O Rio de Janeiro será sede dos Jogos Mundiais Militares de 2011.  E o Chute a Gool fez um resumo do que são esses jogos e apresentar como serão as competições no Rio de Janeiro.

O QUE SÃO JOGOS MUNDIAIS MILITARES?

Os Jogos Mundiais Militares são eventos multiesportivos organizados pelo Conselho Internacional do Desporto Militar. Assim como as competições como Olimpíadas, Copa e Pan-Americanos, esses jogos acontecem de quatro em quatro anos, e incluem  mais de 20 modalidades esportivas em nível mundial, e vários outros esportes em nível regional e continental.

Entre as atividades dos Jogos de Verão, estão: atletismo, basquete, boxe, ciclismo, esgrima, futebol, handebol, hipismo, hóquei sobre a grama, judô, luta livre, natação, orientação, paraquedismo, pentatlo moderno, pentatlo militar, pentatlo naval e pentatlo aeronáutico, pólo-aquático, saltos ornamentais, taekwondo, tiro, triatlo, vela e vôlei.

Este ano foi a primeira vez que ocorreram os Jogos Mundiais Militares de Inverno, mais uma vez na Itália. Nos Jogos de Inverno, os atletas participam de competições de esqui alpino, esqui nórdico, biatlo, esqui montanismo, patinação de velocidade em pista curta e escalada indoor.

Os Jogos Militares acontecem desde 1995, com a primeira edição em Roma, Itália, e incluem atletas militares de nações-membro do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), com o objetivo pacifista de estimular os militares a lutarem em campos esportivos, ao invés de campos de batalha, promovendo o fim das guerras, segundo intenção dos organizadores.

Os Jogos Militares no Rio de Janeiro marcam a primeira vez que a competição é realizada em solo americano. A primeira edição aconteceu na Itália, a segunda na Croácia, a terceira, novamente na Itália e a quarta na Índia.

JOGOS MUNDIAIS MILITARES RIO 2011

O Brasil abrigará seu maior evento esportivo militar. Os oito dias de competição acontecerão entre 16 e 24 de julho de 2011, reunindo aproximadamente 7 mil participantes. A participação brasileira deve contar com 250 atletas de todas as modalidades.

– Nós estamos fazendo uma prepração forte com atletas de alto rendimento que se juntaram aos nossos. Queremos dar prosseguimento a esse programa mesmo após as Olimpíadas de 2016 porque estamos seguros de que esse apoio é um tijolinho na construção de um Brasil esportivo de ponta – disse o vice-almirante José Pierantoni Gâmboa, presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil e chefe da delegação brasileira.

Brasil contará com mais de 200 atletas participando de todas as modalidades

A escolha do Rio aconteceu em maio de 2007, disputando com a Turquia. A infraestrutura dos Jogos Pan-Americanos e a experiência em realizar grandes eventos, decidiram a eleição, feita pelo CISM.

SÍMBOLO – A POMBA DA PAZ

O Rio de Janeiro abrigará os Jogos Mundiais Militares de 2011, promovido pelo Conselho do Desporto Militar. O principal objetivo do CISM é contribuir para a Paz Mundial, e os organizadores dos Jogos de 2011 visam exatamente realizar os “Jogos da Paz”. Também com esse mesmo intuito, o emblema escolhido não poderia ser diferente: a pomba, que em todas as partes do mundo simboliza a paz.

Símbolo traz energia, patriotismo e paz para Jogos Mundiais Militares de 2011

– A pomba, além de representar a paz, simboliza o alto voo da busca pelos recordes, pela liberdade e pela quebra de limites, elementos essenciais do esporte de alto rendimento, como o que será visto no Rio 2011 – segundo o site oficial dos Jogos Rio-2011.

O símbolo é muito mais complexo do que parece. Tudo tem-se um sentido, desde as formas até as cores. Segundo o site dos jogos, as asas da pomba fazem alusão a energia dos atletas e o calor do povo brasileiro em receber eventos. As cores, que mesclam as cores da bandeira brasileira, simbolizam a pluralidade das raças no país, represetações de patriotismo, amor a nação e nossa cultura.

LOCAIS DAS COMPETIÇÕES

Abaixo, segue o mapa do site oficial dos Jogos Mundiais Militares Rio-2011 com os locais de todas as competições esportivas. Os estabelecimentos aproveitam algumas instalações construídas para os Jogos Pan-Americanos Rio-2007, assim como o Estádio João Havelange. Com isso, 40% delas já estão prontas.

Clique para ampliar

Algumas construções para as disputas dos Jogos Militares também serão aproveitadas para as Olimpíadas Rio-2016, como a Vila Verde, em Deodoro, que abrigará cinco modalidades em 17 prédios de seis andares, e que em 2016 dará lugar à Vila de Árbitros. A atual Vila Verde, segundo o globoesporte.com, tem 55% da obra executada.

Aproveitando construções: Vila Verde de 2011 será Vila de Árbitros em 2016

E você também pode ver o mapa direto do site oficial dos jogos de 2011, clicando aqui.

PROGRAMA DE COMPETIÇÃO

Você pode ver todo o cronograma de competição dos Jogos Mundiais Militares Rio-2011 pelo site oficial dos jogos, ou clicando aqui.

O Chute a Gool continuará acompanhando os preparativos para os Jogos e informando você das novidades.

Siga @Torcida2014 e saiba mais sobre os Jogos de 2011 e sobre o mundo dos esportes.

Anúncios
 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: