RSS

Realidade Brasileira: Dos 13 aeroportos pra 2014, 10 não ficarão prontos pro Mundial

21 abr

Maior parte dos aeroportos para 2014 ainda está em fase de projeto ou licitação

CHUTE A GOOL
Vinícius Cordeiro

Você é daqueles que pensam que as obras da Copa estão seguindo o cronograma, que estão em perfeito estado e que vão ficar prontas e perfeitas para o Mundial de 2014? Então preste muita atenção nessas informações.

Bom, para começar essa discussão, de nada adiantarão belíssimos estádios se ninguém conseguir chegar neles, não é mesmo? Por isso, então, vamos falar da situação dos nossos aeroportos para conseguir segurar a demanda de 3 milhões de embarques e desembarques durante um torneio dessa magnitude, sem contar os jatos executivos e aviões fretados.

Três anos, apenas isso. Três anos é o bastante? Claro que é, se você quiser pagar o triplo do que queria pagar inicialmente para construir uma mesma obra. A Infraero investirá mais de 5 bilhões em treze aeroportos “estratégicos” pelo Brasil. Percebeu? Investirá. Isso porque dos investimentos previstos para o Mundial, apenas 2,5% estão sendo executados até agora.

Realidade verde e amarela: Especialistas dizem que dos 13 aeroportos pra 2014, 10 não ficarão prontos para o Mundial

Segundo o Cap. Ernane Roza de Castro, chefe do Centro de Operações Integradas de Recife, o Brasil está completamente preparado para receber a demanda que a Copa exigirá. Mas você acredita mesmo?

Vamos fazer uma brincadeira. Feche os olhos e imagine o aeroporto de Guarulhos, São Paulo, considerado o mais importante do Brasil. Imaginou. Caso você jamais tenha entrado nele, apenas visto por ai, em reportagens da TV, então pense nessas imagens que estão na sua cabeça. Certamente imaginou um lugar apertado, repleto de gente cansada e estressada pelos atrasos constantes. Agora imagine esse mesmo lugar em dias de jogos por aqui. Sentiu calafrios? Tudo bem, é normal sentir, pois se a situação já está difícil agora, daqui à 3 anos ficará muito pior.

Aeroporto de Guarulhos, São Paulo: calafrios só com a imaginação

Segundo especialistas, dos 13 aeroportos com obras para a Copa, apenas 3 ficarão prontos para o Mundial. Como as pessoas vão conseguir então chegar em outros estádios? Mistério.

Quer mais um exercício de imaginação? Vamos nessa: imagine agora um aeroporto espaçoso, aconchegante, e acima de tudo, moderno. Imaginou? Esse é o Aeroporto Internacional de Oliver Tambo, na África do Sul. Sua reforma demorou 5 anos para ser concluída. No entanto, ela começou em 2004, um mês após a escolha da África para sediar a Copa em 2010, e terminou em julho de 2009, um ano antes do Mundial.

África do Sul: exemplo de modernidade e responsabilidade no quesito Aeroportos

Lá, a capacidade do aeroporto é de 28 milhões de passageiros, mas recebe apenas 19 milhões. Sim, existe aeroporto com espaço para você esticar os braços! Além do mais, há 16 mil vagas para carros, e junto ao aeroporto há um trem para levar você para a cidade de Joanesburgo em apenas 14 minutos.

Está certo que o tráfego aéreo deixou a desejar em alguns momentos. Durante a semifinal, 5 mil torcedores com ingresso não viram a Espanha derrotar a Alemanha, pois nem chegaram a pousar. O aeroporto de Durban não deu conta da demanda.

Em todos os aeroportos para a Copa de 2010, os sul-africanos gastaram 4 bilhões em 8 anos. Pelo menos, a África deixou um legado excelente nesse aspecto: aeroportos modernos, espaçosos, prontos para qualquer coisa.

Bom, depois disso tudo você ainda acredita que vai ser uma Copa de maravilhas? O governo precisa admitir que todas as obras estão atrasadas, parar de querer enganar quem já sente calafrios quando ouve falar sobre a Copa de 2014. O ruim não será somente durante a Copa, com congestionamentos nas estradas, nos céus, nas portas dos estádios. O ruim será depois, com todo o mundo cochichando, berrando para Deus e para o planeta todo que o Brasil não é um país de se botar confiança para sediar eventos grandiosos. Obras miraculosas, realidades imaginárias, tudo ainda está em chão de barro, nada erguido. O país do carnaval, do samba e da beleza feminina será conhecido, depois de 2014, como o país do fracasso. Eba!

As informações dessa matéria são da série de reportagens do Jornal da Globo, sobre a situação dos aeroportos brasileiros. Clique AQUI e assista a matéria sobre essas informações.

Siga @Torcida2014

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: